O TRABALHO BUSCA CARACTERIZAR A ARGUMENTAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM EXPERIÊNCIA ANTERIOR COM O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. BUSCOU-SE ENTENDER COMO ESTUDANTES SE APROPRIAM DE ASPECTOS DA ARGUMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, INVESTIGAMOS COMO ESSA APROPRIAÇÃO OCORRE AO LONGO DAS AULAS. A PRINCIPAL FONTE DE DADOS FOI A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM AULAS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM REGISTRO EM VÍDEO E EM NOTAS DE CAMPO. AS ANÁLISES ENVOLVERAM A TRANSCRIÇÃO MACROSCÓPICA PARA CARACTERIZAR A HISTÓRIA DA TURMA E IDENTIFICAR EVENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS. MAPEOU-SE ASPECTOS COMO PONTO DE VISTA, EVIDÊNCIA, JUSTIFICATIVA, E AÇÕES EPISTÊMICAS. SELECIONOU-SE EVENTOS PARA ANÁLISE DE INTERAÇÕES. OS RESULTADOS INDICAM QUE O STATUS EPISTÊMICO DE UM PONTO DE VISTA PASSA A SER ASSOCIADO À CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES COM EVIDÊNCIAS, QUE LEVAM A MUDANÇAS QUANTO A SUA ACEITABILIDADE.