A ESCOLA É UM MEIO DE INTERAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS DE SABER, UM AMBIENTE PARTICULAR
DE FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE ENTENDIMENTO CIENTÍFICO. CONSIDERANDO A PRÁTICA DE ENSINO
PREPONDERANTE NAS AULAS DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DESENVOLVEMOS ESTE TRABALHO
OBJETIVANDO IDENTIFICAR E CARACTERIZAR CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DE METODOLOGIAS E
ESTRATÉGIAS PREPONDERANTE NAS AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA
EMPREGADA FOI DE CARÁTER QUALITATIVO, EM UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, COM LEVANTAMENTO DE
DADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIO ABERTO APLICADO JUNTO A PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA- CE, SEGUIDA DE CATEGORIZAÇÃO DE
INFORMAÇÕES E ANÁLISE CATEGORIAL NA PERSPECTIVA DE BARDIN. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR A
ADOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS CONSUBSTANCIADAS NA EXPOSIÇÃO POUCO DIALOGADA
DE CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS.