ESSE RELATO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR PARTE DE UMA MONOGRAFIA DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUE VISOU TRABALHAR A TEMÁTICA VIDA MARINHA NUMA PERSPECTIVA DE CONSERVAÇÃO, COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE, NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO, ATRAVÉS DE UM CIRCUITO DE ATIVIDADES PRÁTICAS ENVOLVENDO COLEÇÃO BIOLÓGICA, MODELO E EXPERIMENTO. AO FIM DAS ATIVIDADES, AS CRIANÇAS PRODUZIRAM DESENHOS LIVRES, DE ACORDO COM O QUE MAIS GOSTARAM NO CIRCUITO. POSTERIORMENTE, OS DESENHOS FORAM ANALISADOS E DIVIDIDOS EM CATEGORIAS QUE PERMITIRAM CONCLUIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS ALUNOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OS TEMAS TRATADOS, SOBRETUDO A EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE E AFETIVIDADE. TAMBÉM PUDEMOS REFLETIR SOBRE O BOM FUNCIONAMENTO DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS E SEU POTENCIAL PARA O TRABALHO COM CIÊNCIAS JUNTO ÀS CRIANÇAS..