ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, INICIADA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, COM O OBJETIVO DE DESTACAR PONTOS QUE PERMITEM CONSIDERAR A ORLA DO CAIS DE ALTAMIRA-PA COMO UM ESPAÇO NÃO FORMAL VIÁVEL À PROMOÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS MAIS CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR NAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA USOU A TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO DIRETA COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO E REGISTRO FOTOGRÁFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE ESSE ESPAÇO NÃO FORMAL APRESENTA IMPORTANTE POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO ESCOLAR POR SER DE FÁCIL ACESSO E POR APRESENTAR ELEMENTOS QUE PODEM DESENCADEAR DIFERENTES PLANOS DE ESTUDO SOBRE DIFERENTES TEMÁTICAS PARA SEREM ABORDADOS POR MEIO DE DIFERENTES TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR, COMO POR EXEMPLO, ANALISAR O DESCARTE DE LIXO, ANALISAR O DESPEJO DO ESGOTO NO RIO QUE BANHA A CIDADE SÃO ALGUMAS DAS POSSIBILIDADES A SEREM TRABALHADAS NESTE LOCAL.