O ARTIGO TEM POR OBJETIVO GERAL A INSERÇÃO DE DISCUSSÕES SOBRE FICOLOGIA (ESTUDO DAS ALGAS), UNINDO AÇÕES REALIZADAS FORA DA SALA DE AULA, NO CAMPO E LABORATÓRIO; DESPERTANDO NOS ESTUDANTES O INTERESSE PELO ESTUDO DA FICOLOGIA; RELACIONANDO TEORIA E PRÁTICA NO ESTUDO DAS MICROALGAS, DESENVOLVENDO ATIVIDADES PRÁTICAS E A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO INTITULADO “FITOPLÂNCTON: UMA GOTA DE CONHECIMENTO”. FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA E PRÁTICA. A COLETA DE DADOS DA PESQUISA OCORREU EM UM PRIMEIRO MOMENTO COM VISITAS AO PARQUE LAGOAS DO NORTE E NO SEGUNDO MOMENTO, UMA AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE FICOLOGIA DA UESPI, ONDE OS ALUNOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VISUALIZAR AS AMOSTRAS DE MICROALGAS COLHIDAS, COM O USO DE MICROSCÓPIO. A PESQUISA REVELOU QUE A METODOLOGIA DE PESQUISA UTILIZADA NO ENSINO MÉDIO, FACILITA O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA E DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NO ALUNO, DESENVOLVENDO UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS CUIDADOS COM O AMBIENTE.