O ROLE-PLAYING GAME (RPG) PODE, DE FORMA LÚDICA, SER UM ALIADO NO ENSINO DE BIOLOGIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI AVALIAR UM JOGO NESSES MOLDES PARA REVISÃO DE CONCEITOS POR ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. PARTICIPARAM 108 ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA. AS ANÁLISES FORAM FEITAS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO COMPOSTO POR QUATRO PERGUNTAS, CUJAS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS E QUANTIFICADAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE 93,5% AVALIARAM O JOGO COM ARGUMENTOS POSITIVOS E QUE 74% MOSTRARAM-SE ENGAJADOS E COMPROMETIDOS COM O GRUPO. PORÉM, SOMENTE 57% RECONHECEU O OBJETIVO CENTRAL – REVISÃO. ADEMAIS, 24% APONTARAM QUE A INDECISÃO DAS ESCOLHAS, EM GRUPO, PODE SER UM PROBLEMA. PRODUZIR MATERIAIS ALTERNATIVOS, ACESSÍVEIS AOS ALUNOS DE BAIXA RENDA, PODE MITIGAR DESIGUALDADES E SERVIR DE ESTÍMULO À CONTINUIDADE AOS ESTUDOS, UMA VEZ QUE, NO FINAL DO ENSINO MÉDIO, A CONCORRÊNCIA NOS VESTIBULARES E ENEM É ACIRRADA.