O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR COMO PROFESSORES DE BIOLOGIA INTRODUZEM E DESENVOLVEM EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES DETERMINADAS METODOLOGIAS. ALÉM DISSO, VISA TORNAR VIÁVEL, A OUTROS DOCENTES E PESQUISADORES, O ACESSO ÀS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS EM SALA DE AULA, AS DIFICULDADES QUE ENFRENTAM AO EMPREGÁ-LAS E COMO JULGAM IMPLEMENTÁ-LAS NA REALIDADE ESCOLAR. A PESQUISA É QUALITATIVA, INTERPRETATIVA E DESCRITIVA TIDA COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIO, COM PERGUNTAS DE MÚLTIPLA E DISCURSIVAS. A ANÁLISE DE CONTEÚDO BASEOU-SE EM BARDIN (1976). OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS REALIZADAS PELOS DOCENTES QUE HÁ A IMPLEMENTAÇÃO DE VÁRIAS ESTRATÉGIAS EM SEUS PLANEJAMENTOS, PORÉM, A MAIS FREQUENTE É A DE AULAS EXPOSITIVAS. ESTE ESTUDO PERMITIU VERIFICAR QUE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A FALTA DE TEMPO, DE RECURSO E DE ESTRUTURA NAS ESCOLAS SÃO OS FATORES QUE MAIS INTERFEREM NO PROCESSO DIDÁTICO E CONSEQUENTEMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.