UM DOS POSSÍVEIS DESAFIOS A RESPEITO DO ENSINO DE EVOLUÇÃO APONTADOS PELA LITERATURA É O DE LIDAR COM POSSÍVEIS CONFLITOS QUE POSSAM ACONTECER ENTRE CONCEPÇÕES RELIGIOSAS DOS ESTUDANTES E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ENSINADO EM SALA DE AULA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER SE, AO RESPONDEREM PERGUNTAS SOBRE A TEORIA EVOLUTIVA, ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM DISCURSO RELIGIOSO NO LUGAR DO CIENTÍFICO. PARA TAL, DURANTE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS SOBRE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE EVOLUÇÃO, FOI ANALISADO SE ELES MOBILIZARIAM ASPECTOS RELACIONADOS ÀS SUAS CRENÇAS, E SE CONSEGUIAM EXPLICAR A VISÃO DA CIÊNCIA SOBRE A EVOLUÇÃO. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS E ANALISADAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ESTUDANTES, AINDA QUE TENHAM RELATADO POSSUIR CRENÇAS RELIGIOSAS, CONSEGUIRAM MOBILIZAR SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA VISÃO DA CIÊNCIA SOBRE EVOLUÇÃO, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL QUE OS ESTUDANTES, INDEPENDENTEMENTE DE SUA VISÃO DE MUNDO PARTICULAR, COMPREENDAM ASPECTOS DA TEORIA EVOLUTIVA.