ENSINAR, DIVULGAR E PENSAR SOBRE AS CIÊNCIAS E SEUS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO POR MEIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS REMETE À UMA COMPREENSÃO COMPLEXA DO EMPREENDIMENTO CIENTÍFICO, ENTRELAÇANDO COMUNIDADE E CULTURA DE FORMA PERTINENTE. NO ENTANTO AINDA HÁ OBSTÁCULOS NESTA APROXIMAÇÃO QUANTO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FOCO INVESTIGAR COMO OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS CURSOS DE QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE TÊM COMPREENDIDO AS CIÊNCIAS ENQUANTO ATIVIDADE CULTURAL, TAL COMO AS POSSÍVEIS REVERBERAÇÕES PARA SUA PRÁTICA DOCENTE. PARA ISSO PROPOMOS UMA REFLEXÃO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE TRÊS MACROCATEGORIAS INTITULADAS COMO CIÊNCIA MORTA, CIÊNCIAS PARA TODOS E TODAS E CIÊNCIAS PLURAIS. AS REFLEXÕES LEVANTADAS PERMITEM NORTEAR POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS FRUTÍFERAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS IMPLICADA NA CULTURA CIENTÍFICA.