UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PRIORIZANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE SE FUNDAMENTAM NA REPETIÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS FAVORECE A APROXIMAÇÃO COM A CIÊNCIA MORTA. É EMERGENTE A NECESSIDADE DA VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS QUE NÃO SE BASEIE APENAS NO APRENDIZADO DOS PRODUTOS DAS CIÊNCIAS, MAS QUE OS SITUE NO CONTEXTO HISTÓRICO E NOS SEUS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO. ALÉM DISSO, ASSUMIR A POSTURA DE UM INDIVÍDUO QUE INDAGA E QUESTIONA SUA REALIDADE, BEM COMO VIVENCIAR PRÁTICAS DE PESQUISA POSSIBILITA, MAIS FACILMENTE, A APROXIMAÇÃO DE UMA CULTURA CIENTÍFICA. BASEADO NISSO, ESSE ESTUDO INVESTIGOU COMO A PRÁTICA DE PESQUISA ESTÁ RELACIONADA AO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM FORMAÇÃO. FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS E A PARTIR DA RESPOSTA DOS ESTUDANTES, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DOIS CENÁRIOS QUE EXPRESSAM AS RELAÇÕES ENTRE A PESQUISA E A FORMAÇÃO, SENDO ELES UM QUE CARACTERIZA A EXPERIÊNCIA ORGÂNICA E OUTRO, A EXPERIÊNCIA SINTÉTICA.