OS INSETOS APESAR DE MUITO DIVERSOS SÃO POUCO ABORDADOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO TRADICIONAL ACERCA DOS INSETOS, POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA CIDADE DE LAGO DA PEDRA, MARANHÃO, BEM COMO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE ABORDOU A MORFOLOGIA, DIVERSIDADE E IMPORTÂNCIA DESSE GRUPO ANIMAL. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE QUESTIONÁRIOS CONTENDO TÓPICOS PREVIAMENTE SELECIONADOS FORAM APLICADOS AOS PARTICIPANTES DO PROJETO. EM SEGUIDA, UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI REALIZADA, A QUAL INCLUÍA A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS, AULA DE CAMPO COM COLETA, MONTAGEM, IDENTIFICAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO MATERIAL BIOLÓGICO E A AVALIAÇÃO FINAL DA ATIVIDADE PELOS ESCOLARES. AO TÉRMINO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ALUNOS AINDA POSSUI UM CONCEITO ERRÔNEO EM RELAÇÃO AOS INSETOS, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE AS ATIVIDADES AQUI PROPOSTAS PODEM DESEMPENHAR NO PROCESSO DE ENSINO.