A FORMA DE ENSINAR PASSA POR TRANSFORMAÇÕES CONSTANTES A FIM DE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SENDO O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS UM ALIADO IMPORTANTE NESSE PROCESSO. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE UM MICROSCÓPIO DIGITAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EEEM PAPA PAULO VI. AS AULAS PRÁTICAS FORAM DESENVOLVIDAS COM O AUXÍLIO DO MICROSCÓPIO DIGITAL USB ZOOM 1000X CÂMERA 2.0 MP SM® CONECTADO A UM NOTEBOOK POSITIVO STILO ONE XC3560 E UM DATASHOW EPSON. AS AULAS PRÁTICAS FORAM DESENVOLVIDAS EM 4 TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR. QUESTIONÁRIOS COM 11 QUESTÕES OBJETIVAS DESTINADOS AOS DISCENTES FORAM APLICADOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O USO DO MICROSCÓPIO DIGITAL OBTEVE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA POR PARTE DOS DISCENTES E, DESTACA-SE A PREFERÊNCIA DOS DISCENTES PELO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS, POIS PARA ELES, AUMENTAM A PRODUTIVIDADE DA AULA.