O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA METODOLOGIA PAUTADA NO LÚDICO E NO USO DE JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, OBJETIVANDO CONTRIBUIR PARA QUE DE MANEIRA MAIS SIGNIFICATIVA HAJA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE E PRAZEROSA NOS ASPECTOS COGNITIVOS, AFETIVOS, PSICOMOTORES E SOCIAIS. DE NATUREZA QUALITATIVA, FORAM UTILIZADAS ATIVIDADES LÚDICAS DIRECIONADAS. PARA UJIIE (2012) QUANDO UTILIZAMOS O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FAZEMOS DESPERTAR NOS ALUNOS COMPETÊNCIAS E NOVAS FORMAS DE ENCARAR OS DESAFIOS DA VIDA E DA SOCIEDADE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS, QUANDO DIRIGIDAS, OBJETIVADAS E MEDIADAS, SÃO CAPAZES DE INSTIGARA VONTADE DE APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA. SEGUNDO RELATOS DE PROFESSORES DA SALA REGULAR DE ENSINO, APÓS O TRABALHO DESENVOLVIDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O RENDIMENTO ESCOLAR DESTES ALCANÇOU AVANÇOS SIGNIFICATIVOS: TORNARAM-SE MAIS PARTICIPATIVOS E INTERESSADOS PELA APRENDIZAGEM E TIVERAM MAIOR FREQUÊNCIA.