EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NAS ESCOLAS SE MOSTRA CADA VEZ MAIS IMPORTANTE. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS MAIS MARCANTES DE 2019 E COMO ELES SE INFORMAM. PARA ISSO, PREPARAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TRÊS AULAS SOBRE CINCO PROBLEMAS AMBIENTAIS, PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS EM PROBLEMAS AMBIENTAIS. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO E A PRODUÇÃO DE UMA HISTÓRIA PRODUZIDA PELOS ALUNOS. AS HISTÓRIAS FORAM TRABALHADAS APLICANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO, NA QUAL UTILIZAMOS CATEGORIZAÇÃO A POSTERIORI. A PARTIR DESSA ANÁLISE PUDEMOS NOTAR QUE AO CONSIDERAR A COMPLEXIDADE DE SOLUÇÕES E ATORES ENVOLVIDOS EM PROBLEMAS AMBIENTAIS OS ALUNOS TIVERAM DIFICULDADE EM IDENTIFICAR E RELACIONAR ESSES ELEMENTOS, TENDO COMO INDICATIVO DA NECESSIDADE DE UM MAIOR TRABALHO DE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONANDO OS ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIOECONÔMICOS E BIOLÓGICOS.