ESSA PESQUISA TRAZ UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PRODUÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER COMO ESSES ESPAÇOS SÃO ABORDADOS NAS LICENCIATURAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL, ENQUANTO LOCAL DE PRODUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS DOCENTES. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO DO CURSO (PPC) E DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS EXCLUSIVAS PARA ALUNOS DA LICENCIATURA. NESTE RECORTE APRESENTAMOS OS DADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). NO PPC PERCEBEMOS A EXISTÊNCIA DESSES ESPAÇOS NA FORMAÇÃO INICIAL, COMO SAÍDAS DE CAMPO E ATIVIDADES EXTRACLASSE. ESSA IMPORTÂNCIA É PERCEBIDA NA FALA DO DOCENTE, MAS AINDA MUITO INCIPIENTE NA FORMA COMO ESSES ESPAÇOS SÃO APROVEITADOS COMO CAMPO DE PRODUÇÃO DE NOVOS SABERES E PRÁTICAS DOCENTES.