DIANTE DA IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA E DA RELEVÂNCIA DESSA TEMÁTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, O PRESENTE TRABALHO DISCUTE A POSSIBILIDADE DE ENSINO E VIVÊNCIA DA BIODIVERSIDADE EM TRILHAS NO CONTEXTO URBANO, À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E SE DESENVOLVEU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. HOUVE DUAS TURMAS DE FORMAÇÃO DE MONITORAS/ES CONJUNTAMENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA TRILHA E POSTERIOR RECEPÇÃO DE TURMAS PARA VISITAÇÃO E TESTES DE ABORDAGEM O CORPUS DE ANÁLISE CONSISTE DE 77 QUESTIONÁRIOS APLICADOS ÀS PESSOAS QUE VISITARAM A TRILHA. OS RESULTADOS INDICAM OS CONTEÚDOS QUE FORAM MAIS INTERESSANTES ÀS PESSOAS QUE VISITARAM, TAIS COMO ASPECTOS RELACIONADOS À FLORA, FAUNA, FUNGOS E OS ASSUNTOS RELACIONADOS À CONSERVAÇÃO. CONSTATAMOS TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE RELACIONAR A BIODIVERSIDADE AOS ASPECTOS HUMANOS E VIVENCIAIS.