APÓS A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, INICIA-SE UMA INTENSA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE PROPICIA UMA RADICAL TRANSFORMAÇÃO NOS MODOS DE VIDA, QUE DEU INÍCIO AO QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR COMO A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. O IMPACTO DESTA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, PRINCIPALMENTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), ATINGE A ESCOLA E O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM. NESTE CENÁRIO, ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO A REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA ESTÃO SENDO APLICADAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA. PARA ISSO, FOI FEITA UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE MOSTROU UM USO RECENTE DESTAS TECNOLOGIAS IMERSIVAS, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR MAIOR MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS. O RESULTADO DESTE ARTIGO MOSTRA, PORTANTO, QUE É PRECISO UMA ANÁLISE CRITERIOSA DE COMO E QUANDO USAR AS TECNOLOGIAS PARA QUE OS MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM SEJAM ATINGIDOS.