ESSE RELATO APRESENTA PARTE DA MONOGRAFIA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA PRIMEIRA AUTORA, QUE BUSCOU REFLETIR COM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE SAÍDAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA A PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE. A MOTIVAÇÃO E SUPORTE PARA O TRABALHO SE ORIGINARAM DA PARTICIPAÇÃO DA AUTORA, DURANTE A GRADUAÇÃO, EM UM PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO À REALIZAÇÃO DE TRILHAS COM TURMAS DOS ANOS INICIAIS. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VERSANDO SOBRE A OCORRÊNCIA DE OPORTUNIDADES DE DISCUSSÃO DO TEMA NO CURSO DE PEDAGOGIA E SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITES DESSA METODOLOGIA NA VISÃO DOS LICENCIANDOS. OS RESULTADOS INDICAM UMA GRANDE VALORIZAÇÃO DAS SAÍDAS DE CAMPO COMO RECURSO PEDAGÓGICO, MOSTRANDO UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DOS LIMITES E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO E QUE, EM ALGUMA MEDIDA, O TEMA TEM SIDO DISCUTIDO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL.