O ENSINO TRADICIONAL FREQUENTEMENTE IMPLICA EM METODOLOGIA TRANSMISSIVA, QUE QUANDO USADA
EXCLUSIVAMENTE ACABA EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEMORIZAÇÃO, DE FORMA
MECÂNICA E REPETITIVA. ALTERNATIVAMENTE A ESTA CONCEPÇÃO, O ENSINO CONSTRUTIVISTA PRIMA PELA
MEDIAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE AÇÕES QUE LEVEM O SUJEITO AO DESEQUILÍBRIO, REFLEXÃO E ENTÃO A
ACOMODAÇÃO DA APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO A PROPOSTA DESTE TRABALHO É APRESENTAR O
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL COMPLEXO, TENDO COMO REFERENCAIAS TEÓRICO
METODOLÓGICOS O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E A DESIGN RESERACH. O PERCURSO METODOLÓGICO DE
CONSTRUÇÃO SE DEU EM TRÊS FASES: PESQUISA PRELIMINAR (CLARIFICAÇÃO), FASE DE PROTOTIPAGEM E
FASE AVALIATIVA. O RESULTADO É O JOGO DE TABULEIRO “ADAPTATIVE” QUE PODERÁ SER UTILIZADO TANTO
COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA SALA DE AULA QUANTO PARA A DIVULGAÇÃO DA FAUNA PARAIBANA EM
ESPAÇOS NÃO FORMAIS. A INTENÇÃO É POSSIBILITAR O APRENDIZADO DE CONCEITOS DE EVOLUÇÃO,
GENÉTICA, ZOOLOGIA E ECOLOGIA, BEM COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA SENSIBILIZAÇÃO
ACERCA DA ATITUDE, INTENÇÕES E COMPORTAMENTOS DOS HUMANOS SOBRE PROBLEMAS REAIS DE
DETERMINADOS BIOMAS BRASILEIROS.