EM 2020 COM A PANDEMIA FOI TRABALHADO COM OS EDUCANDOS DA ESCOLA DO CAMPO, DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM AGROPECUÁRIA, INTEGRADO AO MÉDIO, DA EFA IBIAPABA, TIANGUÁ-CE, UM DISPOSITIVO DE AUDIOVISUAL PARA POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DENTRO DA DISCIPLINA BIOLOGIA, COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO. NESSE ESTUDO SERÁ APRESENTADO RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO DISPOSITIVO - A IMAGEM : OLHA E INVENTAR SOBRE A VIDA FAMILIAR. O DISPOSITIVO FAZ PARTE DO LIVRO DE ATIVIDADE DO PROJETO INVENTAR COM A DIFERENÇA. COMO PRODUTO FINAL TIVERAM DUAS FOTOGRAFIAS, UMA COM MOLDURA E OUTRA SEM. PARA ANÁLISE DO DISPOSITIVO COM AS FOTOGRAFIAS E OUVIDAS AS EXPLICAÇÕES DOS JOVENS DO QUE SE TRATAVA E ANALISADO O CONTEÚDO SOBRE O QUE A FAMÍLIA PRODUZIA, CONSIDERANDO A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, A PARTIR DO DIALOGADO COM FREIRE (1996), BERGALA (2008) E MIGLIORIN ET AL (2016). O RELATO POSSIBILITOU VERIFICAR QUE AS JUVENTUDES CONSEGUEM APRESENTAR A REALIDADE SOCIAL VIVIDA PELA FAMÍLIA.