TRATA-SE DE REFLEXÕES A PARTIR DE RESULTADOS DE PESQUISAS SOBRE O INGRESSO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, TENDO COMO REFERÊNCIA AS NARRATIVAS DE TRÊS PROFISSIONAIS. COM BASE NOS ESTUDOS (AUTO)BIOGRÁFICOS, TEMOS OBJETIVO APRESENTAR A REALIDADE DE INÍCIO DA CARREIRA, OS DESAFIOS PROPOSTOS E O ENCONTRO COM FORMAS DE LIDAR COM O NOVO. AFINAL PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NÃO HÁ UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA QUE GARANTA EXPERIÊNCIA A PRIORI COM O UNIVERSO ACADÊMICO. DOS RELATOS, DEPREENDEMOS QUE A RELAÇÃO COM O INÍCIO DA CARREIRA SERÁ SINGULAR, A FORMAÇÃO PARA ESSE DOCENTE SE DARÁ A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS, NÃO HOUVE UMA MOMENTO DE FORMAÇÃO OFERECIDA PELA INSTITUIÇÃO PARA TAL FINALIDADE NAQUELE MOMENTO DE PESQUISA, HÁ ENCONTROS FELIZES COM A FAZER-SE PROFESSOR, MAS TAMBÉM HÁ DESAFIOS PROPOSTOS NO PROCESSO FORMATIVO DE TAIS PROFISSIONAIS QUE MERECEM ATENÇÃO POR PARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUCIONAIS.