DECORRENTE DA PANDEMIA OCASIONADA PELO COVID-19, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS PRESENCIAIS. NO ESTADO DE SÃO PAULO, O APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO FOI IMPLANTADO, CONTENDO A TRANSMISSÃO DE AULAS FUNDAMENTADAS EM CONTEÚDOS SELECIONADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, INCLUINDO CIÊNCIAS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FORA ANALISAR EM QUE PERSPECTIVA PEDAGÓGICA AS AULAS DE CIÊNCIAS DO APLICATIVO ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS, À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA FREIREANA NESSE CONTEXTO REMOTO. OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA POIS NOSSOS RESULTADOS SÃO FRUTOS DE ANÁLISE CRÍTICA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E DA SISTEMATIZAÇÃO PROPOSTA PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, BUSCANDO INTERPRETAR SIGNIFICADOS E INTENCIONALIDADES. A ANÁLISE DAS AULAS BASEOU-SE EM TRÊS CATEGORIAS FREIREANAS: DIALOGICIDADE, DEMOCRACIA E POLITICIDADE. O PARECER EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA OFERECIDA PELO ESTADO DE SÃO PAULO FOI; NÃO ATENDE A NENHUMA DAS TRÊS CATEGORIAS FREIREANAS, OPÕE-SE, CONFIGURANDO-SE COMO UMA EDUCAÇÃO ACRÍTICA E IMPOSTA, QUE NÃO CONSIDERA CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS.