OS DADOS DO PRESENTE TRABALHO DERIVAM DE UMA PESQUISA REALIZADA PARA FINS DE CONCLUSÃO DE CURSO QUE BUSCOU COMPREENDER O PAPEL DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO DE NOSSO SÉCULO, TENDO EM VISTA A INCUMBÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO NA DEFESA DOS DIREITOS PÚBLICOS; E O DEBATE ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, NO QUE SE REFERE À DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA PELA VALIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. O ESTUDO CONTOU COM UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DA BUSCA DE TRABALHOS SOBRE A TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E SUA RELAÇÃO COM AS CRENÇAS RELIGIOSAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O LEGADO HISTÓRICO DA RELIGIÃO CRISTÃ NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR IMPACTA DIRETAMENTE NA MANUTENÇÃO DE UM ENSINO LAICO E NO MODO COMO OS ALUNOS E PROFESSORES LIDAM COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SALA DE AULA, PARTICULARMENTE, COM OS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS, TENDO EM VISTA A HEGEMONIA DA CRENÇA CRIACIONISTA ENTRE ESTES.