O ATUAL CENÁRIO GLOBALIZADO, IMPÕE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES QUE SEJAM CAPAZES DE RELACIONAR A CIÊNCIA AO MUNDO EM QUE VIVEM. ESTA PREOCUPAÇÃO DEVE NORTEAR OS CURRÍCULOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DENTRE AS QUAIS, A BIOLOGIA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO SITUADO NO OESTE DO PARANÁ, A PARTIR DO TERMO INDUTOR “BIOLOGIA”, POR MEIO DA ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. OS RESULTADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE OS ALUNOS ASSOCIAM A BIOLOGIA A CONCEITOS ESPECÍFICOS CURRICULARES, NÃO CORRELACIONANDO-A AS RELAÇÕES CIENTÍFICAS OU EVENTOS PRESENTES NO COTIDIANO, INDICANDO A NECESSIDADE DE UM ENSINO QUE ENFATIZE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA QUE RELACIONE OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES AO MUNDO EM QUE VIVEMOS.