AS TOXINAS S?O COMPOSTOS QUE RECEBEM GRANDE FOCO TANTO NA PESQUISA COMO NO ENSINO DE CI?NCIAS. CONTUDO, A ABORDAGEM DESSE TEMA NO CONTEXTO ESCOLAR MUITAS VEZES PODE SER PREJUDICADA PELA FORMA QUE O CONHECIMENTO CHEGA AOS DISCENTES, DE MODO EXCLUSIVAMENTE TRADICIONAL, COM REPETI??O E MEMORIZA??O DAS INFORMA??ES PASSADAS. PORTANTO, NOS PROPUSEMOS A INVESTIGAR EM PESQUISAS ACAD?MICAS DO ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS ? TRADICIONAL PARA ABORDAR AS TOXINAS NO CONTEXTO ESCOLAR. A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA SISTEM?TICA EM PERI?DICOS DAS ?REAS DE ENSINO DE CI?NCIAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM UMA DIVERSIDADE DE ABORDAGENS DAS TOXINAS EM SALA DE AULA, TRAZENDO INFORMA??ES A RESPEITO DOS MECANISMOS DE A??O E SEUS EFEITOS, TAIS COMO JOGOS EDUCACIONAIS, MODELOS DID?TICOS, TEATRO E A M?SICA. ESSES M?TODOS DEMONSTRAM POTENCIALIDADES PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ASSUNTOS ABORDADOS FAZENDO CORRELA??ES COM A VIV?NCIA DOS DISCENTES.