O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA DESENVOLVIDA COM OBJETIVO DE ANALISAR ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM CINCO ESCOLAS DE JUAZEIRO DO NORTE-CE E CRATO-CE, COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE PROMOVER A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE FORMA CONTEXTUALIZADA. OPTOU-SE COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS AOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA QUE DESEJASSEM PARTICIPAR. A PESQUISA REVELOU QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ENVOLVIDOS TEM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM ESPECIALIZAÇÃO, NO ENTANTO, APRESENTAM UMA VISÃO BASTANTE TRADICIONAL QUANDO SE TRATA DE INOVAÇÃO NO MÉTODO DE ENSINO ENQUANTO MOSTRAM VÁRIOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PARA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO ESCOLARES, RECONHECENDO A GRANDE IMPORTÂNCIA DELES PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EFETIVA. COMO RESULTADO A MAIORIA RELATOU CONSIDERAR ESPAÇOS NÃO ESCOLARES COMO APROPRIADOS PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS NECESSITANDO SER MAIS EXPLORADOS.