OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DEFINEM UM CAMPO DE CONHECIMENTOS E ATIVIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, QUE VEM CRESCENDO AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O OBJETIVO GERAL FOI VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SETE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR. NO ESTUDO QUALITATIVO FORAM ENTREVISTADOS TREZE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO. A PESQUISA REVELOU QUE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS POSSUEM UM GRANDE POTENCIAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO COMO CIDADÃO. PORÉM, OS RECURSOS DESTES ESPAÇOS NÃO ESTÃO SENDO POTENCIALMENTE EXPLORADOS. ISTO ACONTECE NA MAIORIA DAS VEZES PELA FALTA DE CONHECIMENTO OU INTERESSE DOS PROFESSORES PARA ESTA PRATICA, CAUSANDO CERTO RECEIO NA UTILIZAÇÃO DO MESMO, ALÉM DA FALTA DE TRANSPORTE E APOIO QUE OS IMPEDE. FICOU VISÍVEL NAS RESPOSTAS DA MAIORIA DOS PROFESSORES QUE DESEJARIAM EXECUTAR ATIVIDADES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COM MAIOR FREQUÊNCIA. NO ENTANTO, O ESTADO DEVERIA OFERECER CONDIÇÕES AS ESCOLAS PARA QUE O PROFESSOR UTILIZASSE COM MAIS FREQUÊNCIA O ESPAÇO NÃO FORMAL.