A BUSCA POR UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA QUE POSSIBILITASSE A MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E ESTIMULASSE O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E DO MUNDO FOI A MOTIVAÇÃO PARA QUE DUAS PROFESSORAS, UMA DE CIÊNCIAS E OUTRA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, SE APROXIMASSEM E CONSTRUÍSSEM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO E O ACOMPANHAMENTO DE UM MINHOCÁRIO (VERMICOMPOSTAGEM) COMO INSTRUMENTO PARA O ESTUDO DO SOLO E OS MEIOS DE PRESERVAR ESTE RECURSO. AO LONGO DO CAMINHO PERCORRIDO, PERCEBE-SE UMA GRANDE LACUNA ENTRE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELA PRÁTICA E COMUNICADA ORALMENTE PELOS ALUNOS E A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E DE MUNDO/OS, APRESENTANDO-SE COMO UM GRANDE OBSTÁCULO PARA A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA E DO FAZER CIÊNCIA.