ESSA PESQUISA ANALISA UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, ENGAJADOS NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES QUE UTILIZAM EXPERIMENTOS. A ANÁLISE CONSISTIU EM UM ESTUDO ATOR-REDE O QUE PROPICIOU DESCREVER PROCESSOS QUE EMERGEM DA FORMAÇÃO OFERECIDA, E QUE PERFAZEM UMA REDE SOCIOMATERIAL, POR MEIO DAS INTERAÇÕES ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS QUE SÃO MOBILIZADOS EM UMA FORMAÇÃO DE UM PEQUENO GRUPO DE EDUCADORAS. A FORMAÇÃO FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS COM UM GRUPO COMPOSTO POR TRÊS PROFESSORAS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E CIÊNCIAS E VIVÊNCIA E POR UMA PEDAGOGA RESPONSÁVEL. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONSTOU DE SEIS MOMENTOS, DOS QUAIS FORAM FEITOS REGISTROS EM ÁUDIO, VÍDEO E FOTOGRAFIAS E EM CADERNO DE CAMPO, PARA POSTERIOR ANÁLISE. OS REGISTROS PERMITIRAM IDENTIFICAR A REDE PERFORMADA PELA FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES, BEM COMO AS ASSOCIAÇÕES E DESVIOS QUE DELA EMERGIRAM.