NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, AS DISCUSSÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GANHARAM DESTAQUE HÁ MUITAS DÉCADAS. COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (LDB) DE 1996, SINALIZAVA-SE A NECESSIDADE DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BUSCANDO UNIFICAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E NÃO OBSTANTE, UMA BASE COMUM PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. ASSIM, EM 2017 FOI HOMOLOGADA A BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL, EM 2018 PARA O ENSINO MÉDIO E EM 2019 PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FOCO DISCUTIR O MOMENTO QUE ESSAS ORIENTAÇÕES FORAM IMPLEMENTADAS E QUAIS OS IMPACTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. FUNDAMENTADO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM APORTE EM PESQUISADORES, ASSIM COMO LEITURA CRÍTICA DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DE FORMAÇÃO DOCENTE DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A BNCC, TRAÇANDO PRESSÁGIOS E SOLUÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL.