ESSE RELATO TRAZ REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA, NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA DE MONOGRAFIA DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NA QUAL SE INVESTIGOU O USO DA LITERATURA ASSOCIADO A VARIADOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS JUNTO A CRIANÇAS. EM UMA DAS ATIVIDADES REALIZADAS PARA ATENDER OS OBJETIVOS DA PESQUISA FORAM EXPOSTOS DIVERSOS TIPOS DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA OBSERVAÇÃO, INCLUINDO LIVROS LITERÁRIOS. O INTUITO ERA QUE OS FUTUROS PEDAGOGOS PENSASSEM SOBRE A PERTINÊNCIA DESSES RECURSOS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, ATIVIDADES QUE PODERIAM SER REALIZADAS E MANEIRAS DE ARTICULAR OS LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS COM OS DEMAIS MATERIAIS. TODOS OS RECURSOS, INCLUINDO AS HISTÓRIAS LITERÁRIAS FORAM CONSIDERADOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DIRECIONADO ÀS CRIANÇAS. OS PARTICIPANTES APONTARAM DIVERSAS ATIVIDADES QUE PODEM SER ELABORADAS OU ADAPTADAS COM OS RECURSOS DEMONSTRADOS E CONTEÚDOS DE BIOLOGIA QUE PODERIAM SER TRABALHADOS.