O PRESENTE RELATO DESCREVE NOSSA EXPERI?NCIA DOCENTE COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO M?DIO DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA DO TERCEIRO BIMESTRE DO ANO DE 2018. APRESENTAMOS COMO OCORREU A UTILIZA??O DE TECNOLOGIA DA INFORMA??O E COMUNICA??O, UM SOFTWARE CONHECIDO COMO GEN?TICA DE POPULA??ES, DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VI?OSA PARA FINS DID?TICOS. O SOFTWARE UTILIZADO TEVE COMO OBJETIVO A ASSIMILA??O DE CONCEITOS GEN?TICOS, EVOLUTIVOS E MATEM?TICOS PELOS ALUNOS QUE APRESENTARAM DIFICULDADES DURANTE A AULA, E VISOU POTENCIALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE RECURSOS QUE SIMULAM CRUZAMENTOS ENTRE POPULA??ES, OS C?LCULOS DO EQUIL?BRIO DE HARDY E WEINBERG E DAS FREQU?NCIAS AL?LICAS E GENOT?PICAS. O USO DO SOFTWARE POSSIBILITOU QUE O CONTE?DO FOSSE ENSINADO COM EXEMPLIFICA??ES PR?TICAS DE COMO OCORRE A DISTRIBUI??O DE CARACTER?STICAS GEN?TICAS NAS POPULA??ES.