ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO SISTEMATIZAR OS DADOS RELATIVOS AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS E DE PRODUÇÃO DOS TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS NOS ANAIS DO VII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). ALÉM DISSO, BUSCAMOS IDENTIFICAR AS TEMÁTICAS AMBIENTAIS ABORDADAS NESSES TRABALHOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DOCUMENTAL E DO TIPO “ESTADO DA ARTE”. DOS 52 TRABALHOS ANALISADOS, OS RELATOS DE PESQUISA E RELATOS DE EXPERIÊNCIA REPRESENTARAM APROXIMADAMENTE A MESMA PROPORÇÃO E HOUVE UM PREDOMÍNIO DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. OS RESULTADOS INDICAM QUE A REGIÃO SUDESTE, NORDESTE E NORTE TIVERAM DESTAQUE NA REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ANALISADOS, SENDO QUE AS INSTITUIÇÕES QUE MAIS SUBMETERAM TRABALHOS NA ÁREA, FORAM A UFPA, SEGUIDA DA UFF. EM RELAÇÃO À TEMÁTICA AMBIENTAL, HÁ INDÍCIOS DA PREVALÊNCIA DE TEMAS RELACIONADOS À ASPECTOS SOBRE MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, RESÍDUOS, CONSERVAÇÃO E ECOLOGIA. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO CONTRIBUA COM AS DISCUSSÕES DO CAMPO DE PESQUISAS EM EA.