ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA SE DESTACAM COMO IMPORTANTES EIXOS DE INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO E DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA. NESTE SENTIDO, BUSCANDO DAR CONTINUIDADE A TRABALHOS DE REVISÃO ANTERIORES, ESSA INVESTIGAÇÃO FOI ELABORADA OBJETIVANDO A IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE TEXTOS QUE ABORDEM O ENSINO DOS TEMAS ‘ORIGEM DA VIDA’ (OV) E ‘EVOLUÇÃO BIOLÓGICA’ (EB) PUBLICADOS EM ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). ANALISAMOS UM CONJUNTO DE TRABALHOS IDENTIFICADOS NAS QUATRO ÚLTIMAS EDIÇÕES DO EVENTO, NO PERÍODO DE 2012 A 2018, A PARTIR DOS DESCRITORES: ÁREA DE CONTEÚDO, NÍVEL ESCOLAR, FOCO TEMÁTICO E GÊNERO DE TRABALHO ACADÊMICO. DOS 69 ARTIGOS IDENTIFICADOS, 84% TRATAVAM EXCLUSIVAMENTE DO ENSINO DE EB EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO, ENQUANTO APENAS 16% INVESTIGARAM O ENSINO DE OV, COMO FOCO PRINCIPAL OU SECUNDÁRIO DA PESQUISA REALIZADA.