AS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS LEVAM BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO E A FORMA COMO O CONHECIMENTO SOBRE ESSA TEMÁTICA É REPASSADO NAS ESCOLAS AINDA É QUESTIONÁVEL. DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR ESSA TEMÁTICA NAS ESCOLAS DO MEIO RURAL, COM A SUPOSTA INFLUÊNCIA DE QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSSAM TER NA ABSORÇÃO DE CONHECIMENTOS PELOS ALUNOS, É NECESSÁRIO QUE SE REVEJA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROPORCIONEM TRANSFORMAÇÕES À CONSCIÊNCIA DA POPULAÇÃO EM DIREÇÃO A UM AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ANALISAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS RURAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA CEARENSE, SOBRE A ABORDAGEM DAS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NAS AULAS DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE MESMO COM POUCA ABORDAGEM EM SALA DE AULA OS ALUNOS DEMOSTRARAM INTERESSE NO ESTUDO DAS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS. PODE-SE CONCLUIR QUE A POPULAÇÃO RURAL ESPERA DA ESCOLA INFORMAÇÕES E TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS ÀS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS, DEVIDO SEU ALCANCE SIGNIFICATIVO.