"O ENSINO DE BIOLOGIA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO UMA ALTERNATIVA À PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA"
EMBORA HAJA MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO EM VIABILIZAR UM SISTEMA EDUCACIONAL EFICAZ E SATISFATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM, PREDOMINANTEMENTE, A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA AINDA HOJE CHEGA POR INTERMÉDIO DE LIVROS DIDÁTICOS QUE EMBORA SEJA UMA MEDIDA RELEVANTE E INFORMATIVA, NÃO ABORDA À SEXUALIDADE COMO UMA CONDIÇÃO BIOLÓGICA NATURAL E CULTURAL. COM O INTUITO DE TRAZER À REFLEXÃO E PERCORRER POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO SEXUAL APRAZÍVEL E PROMISSORA, O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO PROPOSTA À PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL INOVADORA COM APLICAÇÃO DE ELEMENTOS ATIVOS DE ENSINO E A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATUALMENTE CONHECIDA COMO ABP – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, CUJO OBJETIVO É O DE ENVOLVER OS ALUNOS EM UM PROCESSO ATIVO DE REFLEXÃO, BUSCA DE SOLUÇÕES E CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO ANCORADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. FRENTE AOS RESULTADOS ACREDITAMOS QUE A ABP FORNECE UM CAMINHO EFICAZ TANTO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE QUANTO PARA OUTRAS QUESTÕES QUE EXIJAM DESSE ALUNO UM POSICIONAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO, ALÉM DE ATUANTE NA BUSCA DE SOLUÇÕES.