O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA- PIBID É UM PROGRAMA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO INICIAL DOS INDIVÍDUOS QUE QUEREM SEGUIR NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO. O TRABALHO PAUTA- SE NA IDÉIA DE QUE EM CONTRAPARTIDA O PROJETO CONTRIBUI COM AÇÕES INOVADORAS, ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ÁREA DO SUBPROJETO. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE A RESPEITO DA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO NA SUA FORMAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA PARA ANÁLISE FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SOBRAL- CE, COM A PARTICIPAÇÃO DE 40 ALUNOS, OS QUAIS PARTICIPARAM DE PELO MENOS UMA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS NA INSTITUIÇÃO. SEGUNDO OS DISCENTES QUANDO QUESTIONADOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR ESTES AFIRMAM EM 97,5% QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS NA INSTITUIÇÃO CONTRIBUÍRAM DIRETAMENTE PARA UM MELHOR DESEMPENHO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA ESCOLA.