A ABORDAGEM DE TEMAS COMO SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA, AINDA CORRESPONDEM A ESTRATÉGIAS POUCO REALIZADAS NAS ESCOLAS. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR ESSAS TEMÁTICAS DE FORMA SIGNIFICATIVA NAS ESCOLAS RURAIS, FAZ-SE NECESSÁRIO ESTUDO DE CUNHO EDUCACIONAL NO SENTIDO DE FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E COM HÁBITOS SUSTENTÁVEIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL DO CEARÁ, SOBRE A ABORDAGEM DOS TEMAS SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE MODO A RELACIONAR OS ESTUDOS TEÓRICOS COM A REALIDADE LOCAL. ESSE ESTUDO TEVE UMA ANÁLISE DESCRITIVA QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O TEMA SUSTENTABILIDADE É ABORDADO NAS AULAS, PRINCIPALMENTE EM GEOGRAFIA E BIOLOGIA. PERCEBEU-SE, INTERESSE DOS JOVENS EM ESTUDAR OS TEMAS CITADOS, DEVIDO SUA IMPORTÂNCIA PARA O AMBIENTE. PODE-SE CONCLUIR QUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NO PREENCHIMENTO DA LACUNA DEIXADA PELO ENSINO TRADICIONAL, RELACIONANDO TEORIA/PRÁTICAS VIVENCIADAS PELOS ALUNOS.