AO SE PENSAR EM EDUCAÇÃO PARA TODOS, OS LIMITES DE UMA DEFICIÊNCIA, SEJA ELA FÍSICA, INTELECTUAL OU SENSORIAL, DEVEM SER ROMPIDOS E ENTENDIDOS COMO CONSTRUÇÕES SOCIAIS. QUANDO SE TRATA DE UMA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL, COMO É O CASO DA SURDOCEGUEIRA, QUE ENVOLVE UMA MANEIRA DIFERENTE DE COMUNICAÇÃO EM COMPARAÇÃO AS OUTRAS DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS, OUTRAS FORMAS DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS DEVEM SER PENSADAS PARA QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ALCANCE ESSES ALUNOS, SEJA DENTRO OU FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO LINGUÍSTICA DE DUAS ALUNAS COM SURDOCEGUEIRA PERANTE ATIVIDADES REALIZADAS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS. PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO EXPOR UMA REALIDADE POUCO ESTUDADA, A FIM DE CONSTATAR QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO PODE CHEGAR AO ALCANCE DE TODOS.