O PRESENTE ARTIGO POSSUI O INTUITO DE COMPREENDER O HORIZONTE EM QUE SE INSERE A PRODUÇÃO ACADÊMICA QUE RELACIONA A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, APRESENTA-SE UMA ANÁLISE E SÍNTESE DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA EM TELA, TENDO COMO BASE AS ATAS DO PRINCIPAL EVENTO QUE PROPICIA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO). A ANÁLISE EMPREENDIDA TEVE COMO PARÂMETRO TEMPORAL OS ANOS DE 2005 A 2018. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE HOUVE UM AUMENTO QUANTITATIVO DE TRABALHOS SOBRE A TEMÁTICA, SINALIZANDO QUE AS QUESTÕES EM TORNO DESTE COMPONENTE CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESTÃO EM AVANÇO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, MAS QUE O DEBATE AINDA É TÍMIDO QUANDO COMPARADO AO MONTANTE DE ARTIGOS APRESENTADOS. ISSO APONTA PARA A NECESSIDADE DE SE AMPLIAREM AS DISCUSSÕES SOBRE A TEMÁTICA, QUE CONVERGE PARA A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA.