O MOVIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE MIRA O GRAU DE HABILIDADE DOS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). DESENVOLVEMOS UM ESTADO DA QUESTÃO ACERCA DE PUBLICAÇÕES QUE TRATEM DE INICIATIVAS FORMATIVAS PARA O USO DAS TIC QUE ATINJAM PREFERENCIALMENTE PROFESSORES NO ENSINO BÁSICO DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. A EXPLORAÇÃO, REALIZADA NO PORTAL DE PERIÓDICOS (CAPES), RESULTOU NA SELEÇÃO DE SETE ARTIGOS PUBLICADOS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. OS TRABALHOS REFEREM-SE À NECESSIDADE DE PROFESSORES CAPACITADOS NO USO DAS TIC, MAS APENAS DOIS AMADURECEM O ENSAIO DE UMA PROPOSTA FORMATIVA. FALTAM TRABALHOS QUE SEJAM VOLTADOS A PROFESSORES DE BIOLOGIA, RESTANDO A TRANSPOSIÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE OUTRAS ÁREAS. PRECISA-SE DE MAIS AÇÕES QUE OFEREÇAM SUPORTE AOS PROFESSORES ENGAJAREM-SE NA UTILIZAÇÃO DAS TIC, ESPECIALMENTE PARA AQUELES QUE ESTÃO EM ATIVIDADE A MAIOR TEMPO.