O TRABALHO INVESTIGA COMO O CORPO HUMANO VÊM SENDO PRODUZIDO NOS CURRÍCULOS, EM ESPECIAL NAQUELES RELACIONADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. ELE É PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO DE MESTRADO DESENVOLVIDA NO GRUPO DE PESQUISA, COM RECURSOS DA CAPES, CNPQ E CNE. BUSCANDO O DESCRITOR ‘CORPO*’ NO TÍTULO DOS TEXTOS, ANALISA SEIS PRODUÇÕES ACADÊMICAS APRESENTADAS NO VII ENEBIO (2018) – QUATRO RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E DOIS RELATOS DE PESQUISA –, OBSERVANDO SEUS OBJETIVOS E REFERENCIAIS TEÓRICOS, ASSIM COMO O TEMA E QUESTÕES A ELE RELACIONADAS APARECEM NOS MESMOS. NA ANÁLISE, PERCEBE-SE QUE O ENSINO DA TEMÁTICA MUITAS VEZES OPERA EM UMA LÓGICA REFLEXIVA QUE NÃO QUESTIONA O ‘SISTEMA DE PENSAMENTO’ QUE NOS CONSTRÓI NA SOCIEDADE. A COMPREENSÃO DESSE SISTEMA NOS POSSIBILITA ‘TRANSPASSAR’ AS NÉVOAS, ENXERGANDO AS BRECHAS QUE, AO PRODUZIREM DESLOCAMENTOS E SUBVERSÕES, POSSIBILITAM PENSAR O CORPO HUMANO NOS CURRÍCULOS DE OUTROS MODOS POSSÍVEIS.