O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E DISCUTIR AS CONCEPÇÕES DE EVOLUÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DO QUESTIONAMENTO “O QUE É A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA?”, E OS DADOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE EQUÍVOCOS ACERCA DO TEMA SÃO RECORRENTES ENTRE AS DIVERSAS SÉRIES, SENDO QUE OS DISCURSOS TORNAM-SE MENOS DISTANTES DA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO 9º ANO. ENTRE OS EQUÍVOCOS APRESENTADOS, DESTACAMOS O CONCEITO DE MELHORIA, DE MUDANÇA POR SALTOS E DE FINALISMO BIOLÓGICO. CONSIDERAMOS, QUE O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DEVE SE ATENTAR ÀS ELUCIDAÇÕES DE TAIS EQUÍVOCOS; PARA TANTO SE FAZ NECESSÁRIO UMA ATENÇÃO MAIOR AOS CONTEXTOS EM QUE OS ESTUDANTES ESTÃO INSERIDOS POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DIDÁTICAS QUE PERMITAM A ELUCIDAÇÃO SOBRE O TEMA.