OS LIVROS DIDÁTICOS SE CARACTERIZAM COMO IMPORTANTES MATERIAIS QUE INFLUENCIAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, ESTES SÃO MATERIAIS AMPLAMENTE ESTUDADOS AO LONGO DOS ANOS, MAS QUE AINDA SE COLOCAM COMO UM IMPORTANTE OBJETO DE ESTUDO, MEDIANTE UM LEQUE DE POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E REFLEXÕES. LEVANDO EM CONTA TAIS QUESTÕES, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA NO PERÍODO DE 2009 A 2019. PARA ISSO, APRESENTAMOS DADOS OBTIDOS POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA A PARTIR DE CINCO IMPORTANTES PERIÓDICOS DA ÁREA. NOSSOS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PLURALIDADE DE PESQUISAS, COM DIFERENTES ENFOQUES, ABORDAGENS E TEMÁTICAS, O QUE CORROBORA PARA A AFIRMAÇÃO INICIAL DE QUE, APESAR DAS MUITAS PESQUISAS SOBRE ESTE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AO LONGO DAS DÉCADAS, O LIVRO DIDÁTICO AINDA SE COLOCA COMO ALGO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA.