O PRESENTE ESTUDO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE APRESENTA E DISCUTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA A SAÚDE DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS BÁSICAS DE PORTUGAL. ESTAS REFLEXÕES EMERGIRAM DE UM ESTÁGIO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE DO MINHO – BRAGA – PT. O TEXTO ANALISA OS OBJETIVOS, AS CONCEPÇÕES, OS TEMAS E OS INDICATIVOS METODOLÓGICOS DE UM DOCUMENTO PORTUGUÊS QUE PASSOU A VIGORAR COMO NOVA POLÍTICA EDUCACIONAL EM 2017. ALÉM DISSO, APRESENTAMOS E DISCUTIMOS NOSSAS OBSERVAÇÕES ACERCA DA ESTRUTURA, CONDIÇÕES, PRÁTICAS E REALIDADE DAS ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE EUROPEIAS. CONSIDERAMOS QUE, APESAR DE EXISTIREM DESAFIOS E OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS, SÃO INÚMEROS OS AVANÇOS ENCONTRADOS NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NAS ESCOLAS EM PORTUGAL. DENTRE ESTES AVANÇOS, PODEMOS CONSIDERAR A VISÃO HOLÍSTICA DA SAÚDE, A ESTRUTURA MULTIDISCIPLINAR FORNECIDA ÀS ESCOLAS E A TEMÁTICA ABRANGENTE E COMPLEXA ABORDADA NO CONTEXTO ESCOLAR.