TRATA-SE DE UM TRABALHO TEÓRICO QUE RELACIONA ALGUNS DOS PRESSUPOSTOS DA NOVA ORIENTAÇÃO CURRICULAR IMPLEMENTADA NO BRASIL A PARTIR DO ANO DE 2018, COM AS ATUAIS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. O NOVO DOCUMENTO QUE REORIENTA OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS ENFATIZA UM ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO E VOLTADO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO E A FORMAÇÃO CIDADÃ DO ALUNO. NESSE SENTIDO, TAIS ORIENTAÇÕES VÃO AO ENCONTRO DO QUE PRECONIZA AS ATUAIS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A EXEMPLO DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE; O ENSINO POR ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. O TRABALHO REFLETE TAMBÉM SOBRE A REALIDADE PRESENTE NAS SALAS DE AULA DO PAÍS, APONTANDO ALGUNS DOS FATORES QUE DIFICULTAM A INSERÇÃO DESSAS PERSPECTIVAS DE ENSINO NAS SALAS DE AULA REGULARMENTE, A EXEMPLO DA FORMAÇÃO DOCENTE INSUFICIENTE PARA PROMOVER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.