A PANDEMIA DE COVID-19 GEROU IMPACTOS SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO DO PAÍS, LEVANDO À IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM DIVERSOS CONTEXTOS ESCOLARES. O PRESENTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS ON-LINE COM ALUNOS DO 9˚ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TRÊS DIFERENTES JOGOS FORAM UTILIZADOS COMO FORMA DE AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO E O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULAS ON-LINE. MUITOS ALUNOS RELATARAM QUESTÕES DO AMBIENTE DOMÉSTICO QUE INTERFEREM NA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS. APESAR DAS DIFICULDADES, OBSERVAMOS QUE AS AULAS COM JOGOS FAVORECEM O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES, QUE PARTICIPARAM ORA POR ÁUDIO, ORA POR CHAT DAS DISCUSSÕES. DESTACAMOS AINDA QUE OS JOGOS GERARAM OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS, COMO ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, TRABALHO COM EVIDÊNCIAS, ARGUMENTAÇÃO E ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DAS ATIVIDADES COM ASPECTOS DO COTIDIANO, COMO A PRÓPRIA PANDEMIA.