ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE INSETOS, ARTICULANDO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS, DESENVOLVIDA COM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES SURGIU PARA ATENDER O INTERESSE DE CRIANÇAS SOBRE GRILOS, A PARTIR DO PERSONAGEM GRILO FALANTE DA HISTÓRIA DO PINÓQUIO, QUE ESTAVA LHES SENDO CONTADA NA CRECHE. FORAM UTILIZADOS RECURSOS COMO TEATRO DE FANTOCHE, CAIXA ENTOMOLÓGICA, MODELOS, ESQUEMA ANATÔMICO, ENTRE OUTROS, QUE PERMITIRAM DISCUTIR ASPECTOS DA BIOLOGIA DOS INSETOS, BUSCANDO DESTACAR SUA DIVERSIDADE E IMPORTÂNCIA. PODE-SE OBSERVAR O GRANDE INTERESSE DAS CRIANÇAS PELAS ATIVIDADES, INDICANDO O FUNCIONAMENTO EFICAZ DOS RECURSOS UTILIZADOS E DAS DINÂMICAS EMPREGADAS PELOS MONITORES DO PROJETO, APONTANDO CAMINHOS PARA O TRABALHO COM CIÊNCIAS JUNTO ÀS CRIANÇAS.