A EDUCAÇÃO É A PRINCIPAL FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO SABER INTELECTUAL E SOCIAL DO SER HUMANO. DA MESMA MANEIRA, O EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE É NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO PESSOAL E DOS OUTROS INDIVÍDUOS. COM ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA OBTIDA POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM ENFOQUE EM MICROBIOLOGIA, DURANTE O ANO DE 2019, QUE TINHA COMO PÚBLICO-ALVO OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS DE PARACURU, CEARÁ. A OFICINA APOIOU-SE EM UM JOGO DENOMINADO BACVÍRUS, QUE FOI UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEMAS RELACIONADOS AOS MICRO-ORGANISMOS (BACTÉRIAS E VÍRUS). O RELATO DISCORRE SOBRE O PLANEJAMENTO E A ORGANIZAÇÃO DAS OFICINAS, A ESCOLHA DAS ESCOLAS E A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DOS MINISTRANTES, ENQUANTO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE.