A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NOS CIDADÃOS. ASSIM, TEM-SE POLÍTICAS PÚBLICAS COMO NORMAS E CONDUTAS NECESSÁRIAS PARA DECIFRAR E CHEGAR A SOLUÇÕES SOBRE AS ADVERSIDADES QUE ATINGEM A POPULAÇÃO COMO UM TODO (SAÚDE, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO), COM O INTUITO DE APRIMORAR E ASSEGURAR O PROGRESSO COLETIVO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS COM ENFOQUE EM AÇÕES SUSTENTÁVEIS, SUAS POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, PARA LEVANTAR POSSÍVEIS DISCUSSÕES TRATANDO SOBRE O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO AMBIENTAL. FOI OBSERVADA A NOTÓRIA INFLUÊNCIA DE AÇÕES AMBIENTAIS JUNTAMENTE A ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ENCARGOS NA GESTÃO AMBIENTAL. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE SE FAZ INDISPENSÁVEL UNIR PRÁTICAS EDUCACIONAIS AO USO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VISANDO INSTAURAR NO SER HUMANO O SENTIMENTO DE PROTEÇÃO E APREÇO POR AQUILO QUE REGE SUA VIDA E SOBREVIVÊNCIA, O MEIO AMBIENTE.